Banda Musical de Tangil - Banda Filarmónica
Historial da Banda

A Banda de Tangil é uma escola para a vida onde, a responsabilidade, a entrega e o espírito de sacrifício são valores respeitados por todos.
Consta-se que a banda teria sido fundada em 1838 e a sua apresentação pública ocorria no dia 06 de Agosto desse ano, na festa do Divino Salvador, padroeiro da freguesia. Por este facto, durante muitos anos foi denominada "Banda Musical do Divino Salvador de Tangil". Em 1970, a Banda foi integrada na Casa do Povo de Tangil, adoptando então a designação "Banda Musical da Casa do Povo de Tangil", nome que ainda hoje mantém.
Do fundador e seu primeiro maestro apenas se conhece o nome e a sua origem, a cidade de Braga. Outros se seguiram, entre eles: Joaquim José Amorim, Manuel António de Brito, Alfredo Augusto Rodrigues, João Luís Gomes Boucinha, o primeiro natural de Tangil.
Desde 1949 até aos dias de hoje a banda tem sido dirigida por Tangilenses, de 1949 a 1976 assumiu a regência o Maestro João Luís Rodrigues.
Em 1976, António César Carreira Gonçalves Lages, permanecendo 35 anos. Foi ele o "responsável" pela entrada das primeiras mulheres na banda, no dia 06 de Junho desse ano.
Em Maio de 1997 foi agraciada pela Câmara Municipal de Monção com a medalha de ouro do Município, sendo considerada Instituição de Mérito no campo cultural.
Em 2004 lançou o seu primeiro CD e participou no programa televisivo PRAÇA DA ALEGRIA da RTP, a convite da Câmara Municipal de Monção. No ano de 2008, foi editado um novo CD, intitulado ‘Homenagem ao Maestro António Lages’.
Em 1998, foi criada a escola de música, com o objetivo de formar músicos para mais tarde ingressarem na banda. A Banda participa regularmente em vários eventos, nomeadamente encontro de bandas, concertos e festas religiosas.
São vários os encontros de Bandas de Música em que participou. Destaca-se também a participação em programas de televisão e deslocações a França e Espanha para diversas atuações.
Em 2011, a banda organizou o seu 1º Festival Internacional de Bandas Filarmónicas, tendo como convidado especial o tenor Pedro Tavares.
Em Outubro de 2012, assumiu a regência o Maestro Daniel Óscar Lobato Vieira.
Em 2014, participou na ópera "Deu-la-Deu", comemorativa dos 750 anos da outorga do Foral Afonsino à vila de Monção.
No dia 06 de Junho de 2015, inserido no seu III Festival Internacional de Bandas Filarmónicas, inaugura a sua nova sede, o Centro Cultural do Vale do mouro, na freguesia de Tangil.
No dia 31 de Agosto de 2019, organizou um dos seus maiores concertos, com a presença de um ícone da música portuguesa o Paulo de Carvalho.
Em Agosto de 2022, participou na abertura do maior espetáculo de Folclore Internacional – Folkmonção – O Mundo a Dançar.
O ano de 2023, foi particularmente pleno de atividade musical. Além das Tradicionais Festas e Romarias a banda marcou presença no Encontro de Bandas Filarmónicas na Casa da Música do Porto e organizou mais um concerto memorável com o artista FF – Fernando Fernandes. Neste ano, a banda cria a sua própria Associação, saindo do domínio da Casa do Povo, chamando-se agora AMT – Associação Musical de Tangil (Banda Musical de Tangil).
Ao longo destes 185 anos de existência ininterrupta, conta já com 3 Cd´s gravados e 1 livro do seu historial, o que comprova o empenho e o dinamismo dos seus músicos e dirigentes. Uma banda muito jovem com cerca de 65 executantes, que deixa saudades nas terras por onde passa.